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2ª Reunião Plenária

A 30 de março 2021, realizou-se a 2ª reunião plenária do Projeto Mobilizador BIOMA, com o objetivo de apresentar os principais trabalhos realizados e os resultados alcançados desde o início do projeto. Dada a impossibilidade de realizar esta reunião de forma presencial, o evento foi realizado online, através da plataforma Microsoft Teams.  

Ao longo da sessão, os líderes empresariais e científicos de cada um dos 6 PPS apresentaram os desenvolvimentos e os resultados alcançados nos primeiros 9 meses de projeto. No âmbito do PPS 1 – “SiBio – solução digital de avaliação de sustentabilidade para a cadeia de valor agroalimentar” destaque para a caracterização de sistemas e metodologias de análise de sustentabilidade na CVAA, que será fundamental para a criação da plataforma SiBio.

No caso do PPS 2 – “BIOsave – Soluções de combate ao desperdício alimentar”, foram apresentados os principais resultados quanto ao estudo e definição de requisitos e infraestruturas de suporte ao desenvolvimento da plataforma modular BIOsave e quanto à análise e otimização de processos de extração de compostos bioativos de várias espécies de plantas.

No que diz respeito ao PPS 3 – “BIOVALUE – Soluções de Valorização de Resíduos e Subprodutos agroalimentares”, foram reportados avanços significativos no estudo de novos produtos alimentares e ingredientes bioativos a partir de subprodutos e desperdícios da fileira hortofrutícola e vinícola.

No âmbito do PPS 4 – “SiBio – Solução digital de avaliação de sustentabilidade para a cadeia de valor agroalimentar”, destaque para a definição dos requisitos funcionais e metodologia para a solução BIOtrace.

No PPS 5 – “Soluções de bioeconomia para o mercado através do ecossistema Digital Innovation HUB”, foram apresentados os principais avanços no que diz respeito à definição do conceito de BIOecosystem e conceção e desenvolvimento de um Marketplace modular, nomeadamente quanto à definição dos requisitos associados.

Por último, no âmbito do PPS 6 – “Gestão Técnica, Administrativa e Financeira” foram identificados os principais desenvolvimentos na criação da identidade visual e gráfica do projeto e estabelecimento de procedimentos internos ao consórcio (canais de comunicação, templates, área colaborativa, entre outros). 

Este momento de partilha, permitiu que todos os copromotores conhecessem os desenvolvimentos do projeto e estabelecessem sinergias entre PPS para os trabalhos subsequentes.